terça-feira, 25 de setembro de 2012

Eu tenho. Você não tem?

A Casa ao Lado

por Carlos Lenilton
Diogo Cesar e Pablo Mayer formam uma afinada dupla. Eles lançaram A Casa ao Lado em 2008 e não é nenhum exagero dizer que foi um dos melhores lançamentos dos quadrinhos nacionais daquele ano. Eles entregam uma HQ divertida, simples e direta sem medo de que ela pareça simplória… e é aí onde se encontra o maior mérito da dupla: a despretensão. 
Tudo começa quando um casal de adolescentes invade uma casa abandonada supostamente mal-assombrada. Como se invadir uma casa abandonada já não fosse muita adrenalina! E após serem envoltos em uma neblina misteriosa, somem carregados por um vulto que dela surge. Será que a casa é realmente assombrada por fantasmas?
Na manhã seguinte, o pai do rapaz desaparecido é acordado por insistentes batidas na porta… é a mãe da garota que estava com seu filho. Os diálogos que se seguem são tão mundanos quanto críveis e ao percebermos que Jorge, cujo sobrenome não é revelado, mora em um bairro onde ainda se destacam casas e não prédios, notamos o quanto de veracidade existe no relacionamento entre os personagens secundários que surgem na estória. Todos têm um “causo” a relatar sobre a tal casa mal-assombrada…
O clima é de mistério e a estória guia o leitor em tempo real. Explico: Você descobre as pistas e liga os fatos junto com Jorge, não antes ou depois dele, mas com ele. E isso é um recurso interessante já que aqui temos um investigador amador em busca do seu filho desaparecido, um sujeito normal como eu e você leitor. Nada mais justo que todos termos o mesmo nível de inteligência… bem diferente das estórias de super investigadores, nas quais as peças não fazem sentido, mas eles sempre conseguem acertar.
Pobre Jorge que só queria um fim se semana tranquilo pra curtir seu azar. Recém separado, desempregado, de volta à casa dos pais, já falecidos, e agora tendo que enfrentar pressão da ex-esposa, assédio da vizinha e da imprensa, inoperância da polícia e sumiço do filho… é muita carga pra um sujeito só.
Reviravoltas acontecem em número muito bom, os diálogos vão ficando melhores enquanto a trama e o mistério avançam. O final é bem amarrado e de conclusão que surpreende até o leitor mais antenado.
E tudo casa perfeitamente com a arte. Os traços são simples, caricatos e, graças a Deus, em nada lembram os enlatados americanos. A revista é de um preto e branco contrastando com um verde-limão incomum e que funciona bastante para acentuar o clima tenso de mistério e suspense.
Vale a pena procurar um exemplar em sebos e comic shops.
Serviço:
Título: A CASA AO LADO (HQM Editora) – Edição especial
Autores: Diogo Cesar (texto) e Pablo Mayer (arte).
Preço: R$ 14,90
Número de páginas: 56
Data de lançamento: Maio de 2008

Texto publicado originalmente no site Quadrinhos em Questão. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário